quinta-feira, 9 de agosto de 2012

"AZBOX, THE END!" PARTE 3: Com o fim do Azbox, o que vai acontecer no mercado de decodificadores e de tv's por assinatura?



o fim dos azbox

Esta semana já publicamos aqui, em "segunda primeira mão", uma notícia que foi trazida por um colega do GPS.Pezquiza.com no facebook e que depois foi replicado por dezenas de outros sites sobre tv via satélite no Brasil. O artigo falava sobre o fim dos Azbox, declarado pela Smart Innovations, uma das parceiras da marca Azbox.
Mas apesar do clima de preocupação que vem com esta notícia de que a marca mais famosa de receptores de satélite vai acabar, sabe qual será o verdadeiro impacto para o mercado de decodificadores e tvs por assinatura se isto acontecer?
Nenhum, é isto mesmo, não haverá o menor impacto nem para o mercado de receptores e nem para o mercado de tvs por assinatura.
E aí está um dos motivos muito simples pelo qual os donos da marca Azbox devem estar avaliando finalizar com ela.
Fossem aproximadamente cinco anos atrás e esta notícia seria o verdadeiro prenúncio de uma tragédia para o mercado de decodificados, já que a Azbox foi na América Latina uma pioneira neste mercado paralelo do mundo da tv por assinatura.
A Azbox chegou aqui primeiro, trouxe no início produtos com qualidade questionável no entanto robustos e se firmou como a marca de suporte mais confiável.
Com o tempo foram surgindo novas marcas para o público latino americano, algumas sumiram, outras se firmaram, e o bolo que pertencia quase completamente à Azbox foi sendo dividido e dividido e dividido.
Atualmente são dezenas de marcas com as mesmas funções do Azbox e até mesmo com suporte muito melhor que o da Azbox, já que nos últimos tempos a Azbox tem deixado a desejar para seus clientes que enchem os fóruns de reclamação.
As vendas da Azbox são cada vez menores, quando são feitas diligências de repressão tanto no Brasil quanto no Paraguai a polícia faz questão de levar primeiro os receptores da Azbox já que é marca símbolo deste mercado e com isto o medo dos importadores sobre a marca Azbox cresce diariamente.
Se a empresa que fabrica a Azbox foi vendida, não é natural enchergar que algum problema há para a marca, já que o mercado deste tipo de receptor parece ser tão promissor?
Se a empresa que comprou a fábrica da Azbox não quer dar continuidade em uma marca de tanto peso no mercado, não é natural constatar que algum prejuízo a marca Azbox está causando, já que ninguém compra uma galinha dos ovos de ouro só para matar ela e ver o que tem dentro?
É natural constatar que a empresa que comprou a Opensat está de olho no conhecimento da empresa e não mais na marca Azbox que agora se tornou mais um problema que uma máquina de fazer dinheiro.
Vale sempre ressaltar que o mercado de decodificadores é o submundo da tv por assinatura e não um mercado legal em que se pode oferecer o produto abertamente no mercado sem enfrentar problemas legais.
Olhando pelo lado das tvs por assinatura, elas nem poderão comemorar uma possível morte da marca Azbox, pois como já comentamos neste artigo, dezenas de outras marcas atuam no mercado e a participação proporcional da Azbox no mercado já não é mais tão grande como era antes.
Como dissemos, os receptores da marca Azbox são robustos e duram por anos a fio, e neste mercado de decodificadores se o cliente não é obrigado a comprar um novo receptor a cada dois anos, a marca acaba não tendo muito lucro pois gasta muito com suporte e as vendas vão caindo muito durante o passar do tempo pois a concorrência está muito acirrada para todos.
Por isto, quem comprou recentemente um Azbox saiba que pode ser obrigado a comprar outro receptor de outra marca ou fazer melhor, assinar um pacote de uma operadora e se legalizar na tv por assinatura. Mas este risco não é só para quem compra Azbox e sim para todos, neste mercado não há garantias para ninguém, por mais que se diga o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Archives